Austral Elevadores e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Avisos e Instruções de Operação
A afixação de placas, avisos, etiquetas, rótulos, identificações, instruções, sinalizações, marcações em elevadores elétricos de passageiros é regulamentada na Norma ABNT NBR NM 207.
Tais avisos , identificações e instruções de operação nos elevadores foram criados para melhorar a segurança dos usuários.
A norma exige que quaisquer rótulos , avisos e instruções de operação sejam legíveis e facilmente compreensíveis (se necessário complementado com sinais e símbolos). É exigido também que eles sejam indeléveis, de material durável, colocados em uma posição visível e redigidos na língua do país onde o elevador está instalado (ou, se necessário, em várias línguas).
Não se devem permitir nos elevadores, afixação de avisos , identificações que não sejam requeridos pela norma de elevadores e órgãos oficiais. A quantidade excessiva destes pode prejudicar a leitura daqueles que sejam realmente necessários.
Os elementos que contém avisos, identificações e instruções não podem ser agrupados entre si. Não se pode, por exemplo, combinar em uma única placa de aviso de carga nominal e o que identifica a conservadora do elevador.
Para conhecer maiores detalhes consulte o item 15 – ” Avisos e Instruções de Operação”, da Norma ABNT NBR NM 207.
Caso seus elevadores não disponham destas sinalizações, entre em contato com a AUSTRAL , e saiba como adquiri-los.
À seguir , apresentamos alguns exemplos de Sinalizações:
Casa de máquinas
Casa de máquinas / quadro de comando
Cabina do elevador
Parte interna da cabina
Poço do elevador
Braille
Com a finalidade de melhor assegurar o uso por pessoas portadoras de deficiência visual , em Porto Alegre , através da Lei Complementar nº 485 de 2003 ( modificou o Artº 213 da Lei Complementar nº284 de 1992 ) passou a ter a seguinte redação:
“Nos elevadores que não possuírem ascensorista , as botoeiras deverão alcançar a altura máxima de 1,35m e com marcação em Braille” e ;
“Os prédios públicos e os comerciais deverão dotar seus elevadores de dispositivos sonoros , que informarão os andares de parada ”