Austral Elevadores e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Quadro de Comando
Funciona como o “cérebro” do elevador onde são registradas as chamadas provenientes dos pavimentos e cabina, sendo processadas todas as ordens para o gerenciamento lógico de movimentação da cabina.
O Quadro de Comando é composto por relês, conjuntos eletrônicos, chaves, contatores, reator, disjuntores, transformadores, retificadores, fusíveis, resistências, os quais estabelecem a sistemática de funcionamento, tais como: partida, aceleração, frenagem, parada, abertura e fechamento de portas e sinalização.
Atualmente com o desenvolvimento tecnológico, os comandos são eletrônicos, microprocessados para controlar o funcionamento dos elevadores, proporcionando maior conforto durante as viagens, menor consumo de energia, menor desgaste de componentes da máquina e menor índice de efeitos.
Máquina de Tração
Atua como o “coração” do elevador, sendo o elemento motriz responsável pelo movimento da cabina através dos cabos de tração (aço).
É um conjunto eletromecânico constituído por 03 partes : motor de indução (trifásico), freio eletromecânico , e caixa redutora*.
*somente existente nas máquinas denominadas “com engrenagem” , que são a grande maioria dos elevadores instalados . As máquinas sem a caixa redutora , são denominados “sem engrenagem” ( ou acoplamento direto ).
Limitador de Velocidade
É um dispositivo fixado no piso da casa de máquinas*, constituindo-se num dos principais sistema de segurança do elevador.
Sua função é acionar o Aparelho de Segurança ( localizado na travessa inferior abaixo da Cabina ), nas situações em que a cabina venha a ultrapassar os limites pré-estabelecidos para sua velocidade nominal.
*Situação válida para elevadores com casa de máquinas, nos demais casos ( MRL – Machine Room Less ) este dispositivo é instalado no interior da Caixa de Corrida ( passadiço ).
Polia Esticadora (do Limitador de Velocidade)
Localizado obrigatoriamente no fundo do poço, tendo a finalidade de guiar e manter o cabo e aço do limitador sempre tensionado ( esticado ).
Nas situações de operação irregular caso o cabo de aço venha a ter um estiramento acentuado ou “quebras”, será desarmado um contato elétrico impedindo a continuidade de funcionamento do elevador.
Operador de Portas
É um conjunto eletromecânico instalado sobre a cabina responsável pelo controle da interface automática de abertura ou fechamento da porta de cabina.
Realiza função imprescindível na segurança operacional do elevador , representando uma importante interface de interação com usuários e passageiros.
Aparelho de Segurança ( localizado na travessa inferior – abaixo da cabina )
Sempre que houver uma situação de emergência em que por qualquer motivo não programado a velocidade nominal do elevador for ultrapassada , o conjunto denominado Aparelho de Segurança será acionado pelo Limitador de Velocidade .
A sua função é “travar” a Cabina fazendo com que a mesma pare o seu movimento ficando travada junto às guias.
Este equipamento representa a garantia para todos os usuários e passageiros do elevador de que não ocorra a queda livre da Cabina.
Contra Peso
Sua função é contrabalançar o peso da Cabina , reduzindo o trabalho do motor da Máquina de Tração.
O seu peso é equivalente ao peso da Cabina vazia mais 45% a 50% de sua capacidade de carga.
Amortecedores / Pára-choques
Sua finalidade é amortecer o impacto da Cabina ou do Contrapeso, caso ocorra alguma falha durante a desaceleração nos extremos inferior ou superior , situação que provocaria o escorregamento pela inércia de movimento.
Podem ser do tipo Mola, Hidráulico ou Celastro , sua aplicação depende da velocidade e carga do elevador.
Portas de Pavimento
A finalidade das Portas de Pavimento é manter fechado o acesso a Caixa de Corrida ou Passadiço do elevador.
Possuem contatos elétricos que evitam que o elevador se movimente com qualquer uma das Portas de Pavimento abertas .
Também possuem dispositivo de travamento mecânico que evitam que as Portas de Pavimento se abram SEM a presença da cabina.
Existem dois tipos de Portas de Pavimento : automáticas e manuais.
As Automáticas podem ter Abertura Lateral ( AL ) ou Abertura Central ( AC ).
Todas as portas do tipo manuais* são do tipo EV ( Eixo Vertical ).
*Existem portas manuais do tipo “pantográfica” que devem ser substituídas por questões de segurança operacional.
Portas de Cabina
São acionadas pelo conjunto Operador de Portas , cumprem o rigoroso objetivo de manter o vão do acesso a Cabina fechado e seguro durante o percurso da mesma.
Para as Portas de Pavimento do tipo automáticas , as portas de Cabina são acionadas sempre simultaneamente e, por consequência , obedecem o mesmo sentido de abertura ( AL ou AC ).