Austral Elevadores e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Descubra a tecnologia por trás do elevador inteligente que organiza o fluxo

Foi-se o tempo em que o elevador do prédio do trabalho ia parando de andar em andar, levando muitos minutos para que você chegasse ao seu destino.

 

Nos últimos anos, os principais centros comerciais do país têm renovado o meio de transporte dos edifícios com sistemas mais inteligentes, que distribuem os passageiros de uma forma lógica.

 

Hoje já é comum chegar a um prédio e se deparar com elevadores sem botões do lado de dentro das portas --você deve informar para onde vai antes de entrar. E é isso que muda tudo.

 

A chamada antecipada é um sistema permite que computadores organizem todo o fluxo de pessoas que chegam aos saguões do edifício com destinos diferentes. Isso faz toda a diferença em prédios grandes, que num passado recente deixavam certos elevadores servindo exclusivamente um grupo de andares.

 

Esta organização em setores já ajudava nas viagens se compararmos com a maioria dos prédios residenciais, onde os elevadores serviam a todos andares, mas ainda assim causavam viagens lentas.

 

Com inteligência artificial e aprendizado de máquinas, os elevadores modernos organizam essas "zonas" de passageiros de uma forma dinâmica, que poupa tempo e energia ao otimizar viagens. 

 

"Você informa o destino e o sistema interpreta a posição que você está fazendo o chamado do elevador que poderá te atender no menor tempo", afirma Reinaldo Paixão, diretor de engenharia da Thyssenkrupp.

 

Ele explicou uma situação hipotética em que uma pessoa gostaria de ir ao 15º andar de um prédio, saindo do térreo. Além dela, outras duas também pediram para subir, mas para o 14º e 16º andar.

 

Com estas informações, o sistema decide reunir o trio em um só elevador que passará reto pelos 13 primeiros andares, enquanto, em paralelo a isso, também determinará que outro elevador sirva passageiros que ficarão entre o quarto, quinto e sexto pisos.

 

Notícia completa

Confira também:

Como fazíamos sem elevador

Elevadores de Passageiros – Requisitos das novas normas técnicas da ABNT

Elevadores que levam os passageiros às alturas na nova e impressionante Hekla Tower