Modernizações

Modernizações

O ciclo de vida de um elevador é muito grande, se comparado com a maioria dos outros sistemas de transporte e equipamentos prediais.

 

Com uma atualização tecnológica em parte do elevador, o mesmo pode durar mais de 100 anos.

 

Muitos casos podem ser constatados em elevadores antigos que passaram por um processo de modernização tecnológica e que irão durar por muitos anos ainda, desde que recebam uma boa manutenção mensal, preventiva e corretiva.

 

Entende-se por modernização técnica a modificação do elevador em que há agregação de tecnologia, sendo a modernização estética a reforma com substituição de componentes, mantendo-se a tecnologia original.

 

Em 18/08/2009 a ABNT publicou a norma ABNT NBR 15.597: Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas.

 

Esta norma visa estabelecer regras para melhoria da segurança dos elevadores e técnicos em elevadores instalados antes da Norma ABNT NM 207 e as edificações, de um modo geral, não podem estar defasados em relação às novas tecnologias.

 

Com o projeto, desempenho e segurança do elevador atualizado de acordo com as novas normas técnicas, o funcionamento do conjunto terá ainda mais qualidade.

 

Um exemplo é que na primeira norma publicada de elevadores (ABNT NB 30: 1963) não era obrigatória a instalação de iluminação de emergência, no caso de ausência de energia da concessionária, e na norma atual (ABNT NBR NM 207) é obrigatória, como na ABNT NBR 15.597.

 

A norma ABNT NBR 15.597 também estabelece o nível de segurança de seu elevador atual e o Código de Defesa do Consumidor preconiza em seu artigo Art. 8°:

 

“Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.”

 

Baseado até no Código de Defesa do Consumidor, muitas empresas que prestam a manutenção preventiva nos elevadores encaminham propostas para os prédios para as atualizações tecnológicas, melhoria na segurança dos técnicos e usuários, porém, o elevador é de propriedade da edificação que pode ser de um condomínio, empresa ou órgão público e, qualquer componente agregado ao elevador, deve ser alvo de aprovação para sua execução.

 

 
 

Solicite um orçamento. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo: