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O que é?
As chamadas guias são os “trilhos” do elevador, e sua instalação por conta da montagem inicial do equipamento pode sofrer alterações em função dos esforços mecânicos contínuos pela passagem da cabina em seus diversos pontos de fixação nas paredes de alvenaria da Caixa de Corrida.
Com o passar do tempo, tornar-se-á necessário revisar todas as distâncias horizontais EG (entre guias) ao longo do percurso, inspecionando igualmente o alinhamento de topo das guias em todos os pavimentos, assim como o prumo vertical de cada guia.
Como identificar a necessidade?
De um modo geral, a cabina em seu deslocamento apoia-se nas guias (trilhos) que estão fixados nas paredes lateais que compõem a denominada Caixa de Corrida do elevador.
O usuário (passageiro) pode “perceber” que a cabina ao realizar o movimento de subida/descida não o faz de maneira suave e uniforme, existindo muitas vezes vibrações com oscilações ou balanços laterais ao longo do percurso ou em determinadas passagens do elevador.
As chamadas “corrediças” (coxins), tanto de cabina como do contrapeso são os elementos responsáveis pelos pontos de apoio e deslisamento do elevador junto às guias (trilhos).
Com o tempo de uso, se mesmo com a substituição dos nylons (sofrem desgaste) e demais ajustes nas “corrediças” (coxins) a trafegabilidade da cabina permanecer ocorrendo de maneira irregular, passamos a identificar a necessidade de inspecionar com maior rigor a posição atual das guias (trilhos) do elevador.
Por que realizar esse serviço?
Uma vez constatada a necessidade pelo serviço – alinhamento e/ou retífica das guias – deve-se realizá-lo evitando o agravamento da situação, que poderá ocorrer com danos maiores ao equipamento ou mesmo comprometer a segurança operacional do elevador (descarrilamento da cabina , por exemplo).
A AUSTRAL disponibiliza preliminarmente uma inspeção técnica “in loco” para análise e comprovação da real necessidade dos referidos serviços, bem como, a execução dos mesmos par restabelecer a adequada trafegabilidade do elevador.